CORO VALSELLA DI BORGO VALSUGANA - TN- IT
Durante o mês de novembro de 2025, em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e também para comemorar os 90 anos de fundação do Coro Valsella de Borgo Valsugana - Trento - Itália. O Circolo Trentino de Caxias, representa pela presidente Ivana Fadanelle e juntamente com o coordenador do círculos trentinos do RS, João Andreis, recepcionaram um dos coros mais importante do norte da Itália, juntamente com o Circolo trentino de Bento Gonçalves.
A primeira apresentação foi feita em Caxias do Sul, no salão de festas, na localidade de São Romédio.
O Grupo chegou no final da tarde do dia 07 de novembro, no dia 08 o grupo fez um rápido giro pela cidade de Caxias. Teve a oportunidade de dar uma palhida, cantando duas músicas, durante a missa matinal, na Cotedral diocesana.
Após o almoço, o grupo se dirigiu atá ao museu Casa de Pedra e lá fez um plantio simbólico de dois pés de parreiras, para representar um dos lemas da viagem: " RAÍZES COMUNS, AS RAÍZES DA ITÁLIA COM AS DO BRASIL", agora reforçadas com este simples gesto. Estiveram presentes algumas autoridades locais, como o prefeito Adiló Didomenico, o secretário João Uez, que se juntaram às autoridades que viajavam juntamente com o grupo a prefeita de Borgo Valsugana Martina Ferrai.
Logo após, o grupo se dirigiu até ao parque VILLA DEI TRONI, em Ana Rech, onde pode ter uma imersão em uma vila reconstruída, preservando a arquitetura das construções do início da imigração italiana, agora eternizada neste local.
Na sequência, no início da noite, se dirigiu para o primeiro concerto da viagem, Em São Romédio, onde teve uma grande participação do público, que pôde se deleitar com as maravilhosas vozes nas músicas folclóricas das montanhas trentinas.
Logo após o grupo se dirigiu a uma churrascaria, onde os italianos, na sua grande maioria, pôde experimentar pela primeira vez a caipirinha o churrasco.
A segunda apresentação aconteceu no dia 09 de novembro, a cidade de Bento Gonçalves.
Logo pela manhã o grupo saiu de Caxias do Sul rumo a Bento Gonçaves, passando pelos CAMINHOS DE PEDRAS, com parada no pórtico em formato de pipa para algumas fotos, para depois participar um momento formal, na sede do municípo. Onde estavam presentes o prefeito de Bento Gonçalves Diogo Siqueira, o cônsul geral da Itália Velerio Caruso, o presidente da província Autonoma de Trento Maurizio Fugatti e outras autoridades locais.
Logo após o grupo se dirigiu para o almoço no restaurante e churrascaria Zandonai, no Vale dos Vinhedos, na sequência o grupo visitou a vinícola Barcarola, em seguida se dirigiu à capela Nsa. Sra. das Neves, para depois fazer o plantio de uma parreira junto ao Circolo Trentino de Bento e finalmente, no início da noite fez um lindo concerto na igreja de Cristo Rei, construção iniciada em 1890 e concluída em 1894.
O público pôde desfrutar de momentos da inebriantes da música de montanha do norte da Itália.
No dia seguinte o grupo partiu rumo a Blumenau, para a segunda etapa da viagem, onde faria uma serie de concertos, nas cidades catarinenses colonizadas por imigrantes trentinos.