INTERCÂMBIO JOVEM - PROVINCIA DE TRENTO

Notícias do Circolo

INTERCÂMBIO JOVEM - PROVINCIA DE TRENTO

http://www.mondotrentino.net/giovani/interscambi_giovanili/-informazioni_interscambi_giovanili/pagina11.html?fbclid=IwAR3cyVMBKk9j1ZOdCfyeD7wewyeI3KCZO-9cyJhaTHbvxvPG-TKOua6QwwY

Participar deste tipo de intercâmbios quer dizer...

  • aproveitar a oportunidade para poder confrontar-se com culturas diversas
  • viver e compartilhar a experiência num ambiente familiar
  • encontrar novos amigos num espaço cultural de base comum

Para os jovens de origem trentina residentes no exterior

a viagem ao Trentino representa a descoberta ou redescoberta das próprias raízes, das tradições e dos valores transmitidos pelos avós emigrados. É também a oportunidade para conhecer o Trentino de hoje, encontrar a sua gente, comparar-se com a comunidade, observar como estão estruturadas as atuais realidades sociais e econômicas.

Para os jovens residentes na província de Trento

que viverão uma experiência do estada junto a uma família trentina no exterior, não se tratará, por exemplo, tão somente de descobrir como se vive naquele determinado país estrangeiro. Significará também entender melhor, através do testemunho autêntico dos emigrados trentinos com os quais entrarão em contato, qual pode ter sido o percurso do fenômeno migratório trentino e italiano naquele País. 

Para todos os participantes
especialmente significativo poderá ser o confronto com valores, modelos de vida e expectativas dos coetâneos, que se tornarão os referenciais, com quais poderão se desenvolver e consolidar as relações de conhecimento, confiança e amizade.

DESTINATARIOS

Jovens de origem trentina residentes no exterior e jovens residentes no Trentino. Idade: entre 18 anos até 35 anos no momento da apresentação do pedido.

Em relação aos pedidos de participação enviados, nas várias edições foram, até o momento, envolvidos jovens oriundos trentinos provenientes da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Peru, Venezuela, Guatemala, México, Estados Unidos, Canadá, Austrália e África do Sul.

As áreas de referência dos partners residentes no Trentino foram, até o momento, as seguintes: Trento, Lavis, Piana Rotaliana, Altopiano della Paganella, Alta e Bassa Valsugana, Val di Non, Val di Sole, Alto Garda e Ledro, Valle dei Laghi, Altopiano della Vigolana, Val Rendena, Valli Giudicarie, Primiero, Val di Fiemme, Vallagarina. 

HOSPEDAGEM

O programa prevê a hospedagem recíproca junto às famílias dos participantes. O período de acolhida tem uma duração de três semanas e cada intercâmbio acontece em dois momentos distintos:

Primeira fase

Soggiorno no Trentino
3 semanas nos meses de julho
o período é definido pelo Escritorio provincial competente

Segunda fase

Soggiorno no exterior
3 semanas em um período a escolher, acordado entre os dois parceiros, com a supervisão do Escritorio provincial competente (até o prazo de um ano depois da primeira fase)

 

PROGRAMA DAS ATIVIDADES 

Para cada soggiorno, no Trentino ou no exterior, além dos jovens participantes e das famílias, procura-se envolver também os diversos referentes que compõem as comunidades locais (prefeituras, entidades, associações, grupos de jovens, grupos estudantis etc). Uma extensa rede de recepção consente, de fato, na possibilidade de oferecer um suporte concreto, tanto para satisfazer os interesses do jovens visitantes, quanto para sensibilizar as realidades locais a respeito do programa dos intercâmbios (por exemplo, encontros com outros jovens do lugar, participação nas atividades esportivas e lúdicas, passeios ou excursões turísticas e culturais com grupos locais, encontros com estudantes e associações culturais, visitas a empresas ou escolas/sedes universitárias etc). 

Primeira fase = soggiorno no Trentino
No período do soggiorno no Trentino são organizadas, algumas vezes por semana, atividades de "grupo", voltadas para  a descoberta da terra de origem, onde também os jovens anfitriões podem participar, de forma facultativa, segundo os seus compromissos de estudo e trabalho; para os visitantes provenientes do exterior, por outro lado, a participação é obrigatória.
O Escritorio da Emigração propõe um calendário de compromissos oficiais nos quais são incluídos itinerários de visitas culturais e turísticas ao território, com especial referência às cidades de Trento, Rovereto, área Alto Garda, Dolomiti.
Conforme as expectativas individuais e os interesses dos jovens visitantes, o calendário pode ser integrado também por atividades paralelas, como encontros junto a realidades formativas, associativas, econômicas, culturais, esportivas locais.
Durante o soggiorno está prevista uma entrevista coletiva de apresentação do programa de intercâmbios para jovens. Para os jovens oriundos trentinos, representa uma especial ocasião de encontro oficial com os representantes institucionais provinciais da Emigração. 
Para os demais dias, nos quais a gestão do tempo é livre, cada família anfitriã pode propor passeios e excursões, práticas esportivas e qualquer forma de atividade que seja considerada útil para permitir, ao jovem visitante, de imergir o mais profundamente possível na real e genuína dimensão do quotidiano (simples momentos da vida familiar, como fazer compras, visitar amigos e parentes...).
No transcorrer do soggiorno, cada jovem partner local é convidado a tornar-se disponível para acompanhar o hóspede numa visita diária ao "seu" lugar de origem, organizando eventualmente os contatos preliminares com a realidade local (como visita à igreja, encontros com eventuais parentes/conhecidos, visitas a associações e pro loco etc).
Os jovens anfitriões podem também organizar/propor aos visitantes algumas atividades esportivas leves e lúdicas, (como piscina, bicicleta, passeios etc.), participar de eventos culturais, envolvendo os próprios círculos de amizades e conhecidos, incluindo os outros jovens residentes no Trentino que já participaram de edições precedentes, de modo a favorecer o desenvolvimento de uma rede de acolhida no território, cada vez mais ampla e integrada.
Ao término do período do soggiorno no Trentino, está prevista a organização de uma jornada de FESTA final, dedicada a todos os envolvidos no intercâmbio (visitantes e anfitriões). Nos três meses anteriores ao início da primeira fase de hospedagem (soggiorno no Trentino), o Escritorio da Emigração propõe, aos jovens residentes no Trentino e às suas respectivas famílias, encontros de caráter informativo e formativo, destinados a um conhecimento mais aprofundado das oportunidades oferecidas pela iniciativa e a uma observação das expectativas emergentes nas partes interessadas, para favorecer um melhor compartilhamento global da experiência cultural proposta.

Segunda fase = soggiorno no exterior
No decorrer do ano sucessivo ao desenvolvimento do soggiorno no Trentino para jovens oriundos trentinos residentes no exterior, será realizado o soggiorno no exterior, em favor dos jovens residentes no Trentino; também esta segunda fase prevê uma duração equivalente a três semanas de permanência e hospedagem em família.
Para o planejamento do soggiorno externo, os respectivos partners anfitriões têm o compromisso de predispor uma proposta de soggiorno na qual personalizam itinerários de visitas culturais para conhecer realidades territoriais locais naturalistas, institucionais e associativas e também atividades paralelas que tenham relação com a dimensão da vida cotidiana que permita ao jovem visitante de colher as variadas oportunidades para conhecer diretamente uma realidade exterior através das vivências da família oriunda trentina que naquela realidade vive plenamente integrada. 

DESPESAS

A Província Autônoma de Trento intervém em favor de todos participantes com

  • uma contribuição até 990,00 euros das despesas de viagem (de/para Países não europeus) e das despesas do seguro de saude (contra as doencas e lesoes) para o periodo de estadia
  • uma contribuição até 450,00 euros das despesas de viagem (de/para Países europeus) e das despesas do seguro de saude (contra as doenças e lesões) para o periodo de estadia

Alimentação e alojamento: de acordo com a fórmula de reciprocidade são garantidos pelas famílias dos respectivos partner participantes. 

COMO APRESENTAR AS CANDIDATURAS

Jovens de origem trentina residentes no exterior

interessados em participar de uma iniciativa de intercâmbio podem apresentar a própria candidatura preenchendo e assinando o seguinte módulo:

MÓDULO – pedido de participação

que deverá ser enviado, e 1 de janeiro a 28 de fevereiro do ano em que ocorre o intercâmbio, pelo email (pdf ou jpg) ou por fax ao seguinte endereço:

Provincia Autonoma di Trento
Dipartimento Cultura Turismo Promozione e Sport
Ufficio Emigrazione
Via Romagnosi, 9
38122 Trento (ITALIA)
fax + 39 0461 493155
ufficio.emigrazione@pec.provincia.tn.it

 

TERMOS PARA A APRESENTACAO DA CANDIDATURA

Prazos
Para a apresentação da candidatura, o módulo deverá chegar à Estrutura provincial competente, no período entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro do ano de referência, segundo as modalidades acima indicadas.

Critérios de acolhida
ao examinar os pedidos recebidos, será dada atenção para assegurar uma presença homogênea dos jovens oriundos trentinos e dos jovens residentes no Trentino, entre os países e dentro dos próprios países e, respectivamente, do território provincial.
Conforme o orçamento do balanço anual serão admitidos até 44 jovens para cada edição (22 partners residentes no exterior e 22 partners residentes no Trentino). Para cada edição será considerada uma única candidatura por núcleo familiar, em subordinação às outras se irmãos ou irmãs da mesma família já participaram no passado.
Após o exame das candidaturas recebidas dentro dos prazos estabelecidos, a lista contendo os nomes dos 44 candidatos admitidos à edição de referência será publicada neste site, a partir de 1º de abril do mesmo ano.
Em caso de exclusão, a candidatura poderá ser reapresentada no ano seguinte.

Critério de exclusão
Já haver participado de uma iniciativa análoga

REFERÊNCIA
Antonella Giordani
Tel. ++39 0461 493177
Fax ++39 0461 493155
antonella.giordani@provincia.tn.it

 Pedido

·         » Intercambio Jovens Trentinos

·         CRITÉRIOS PARA PROGRAMA DE INTERCÂMBIO Aprovados pelo Executivo Provincial com deliberação nr. 2127 ao 2 de dezembro de 2016 (45kb - PDF)

 

Pedido de subsídio para participar de intercâmbio juvenil 

 

ufficio competente:

Ufficio emigrazione

scadenza termini:

28/02/2019

argomento:

Emigrazione

sottoargomento:

Interscambi giovanili

tipologia:

Contributi - finanziamenti - sussidi - agevolazioni - aiuti

norme di riferimento:

l.p. 12/2000


moduli da scaricare :

 

Outras Notícias