ENCONTRO DOS CÍRCULOS TRENTINOS DO RS

Notícias do Circolo

ENCONTRO DOS CÍRCULOS TRENTINOS DO RS

GARIBALDI DE 14 A 16 DE JUNHO DE 2019

 

Durante o final de semana,  na cidade de Garibaldi, foi realizado o Encontro Estadual dos Círculos Trentinos do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes ao encontro os representantes da Associazione Trentini nel Mondo – ATM, os círculos das cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Trentin, São Sepé, Gramado, Três de Maio, Tapejara e o círculo anfitrião de Garigaldi.

Representando a Trentini nel Mondo estiveram presentes o presidente Alberto Tafner, o Diretor Executivo Francesco Bocchetti , o Coordenador dos Circolos para as Américas Roberto Paolazzi e também coordenador da Argentina,  o Coordenador dos Circolos do Brasil e também coordenador da zona norte (São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia Eraldo Stenico; o Coordenador Estadual do RS João Felix Andreis e, Luiz Rossi Neto Coordenador do Grupo Giovani Trentini Brasiliani.

Na noite de abertura, os presentes puderam apreciar a música tradicionalista gaúcha com um show do músico Borghettinho com sua gaita ponto, acompanhado de seus músicos de cordas de  violão e flauta e com uma palhinha do jornalista da revista Trentini nel Mondo o Sr. Maurizio Tomasi. Esta apresentação foi em homenagem à memória do senhor Rino Zandonai, diretor da Trentini nel Mondo por 20 anos, que morreu tragicamente no acidente aéreo do boing da Aire France e que neste ano  completou dez anos deste trágico acidente.

Ao dar início aos trabalhos, cada Circolo apresentou seus representantes da diretoria e do grupo jovem e cada uma relatou brevemente um pouco das atividades desenvolvidas em suas cidades. Na oportunidade também foram debatidos aspectos relacionados a perpetuação da cultura, do idioma, dos hábitos e costumes, entre outros, com ênfase no movimento jovem, envolvimento das famílias e por consequência a sucessão.

Um momento importante e comovente do encontro foi o lançamento do livro de poemas  “Per le Vie”, pelo  Circolo Trentino di Garibaldi com o apoio da Trentini nel Mondo, da autora e ex presidente e uma das fundadoras deste Circolo, Rosa Maria Zamboni Gordini.

No segundo dia de trabalhos foram formados grupos para debates, sendo um separadamente do grupo jovem do RS, juntamente com os representantes do grupo jovem de SC, para que estes pudesses passar um pouco do conhecimento e atuação neste estado. Inicialmente, com a criação do grupo jovem do RS e passou-se aos debates de alguns temas relevantes: o que interessa ao jovem, hoje, como o jovem é visto e está inserido nos círculos e em que âmbitos devem ser investido para envolver os jovens na causa da italianidade e a associação local. Os presidentes e representantes do círculos por sua vez formaram outros dois grupos onde entre tantos assuntos debateram sobre: como inserir os círculos na sociedade a qual está sediado, se os CTs são reconhecidos pela sociedade, de que forma eles operam no seu território, que relação os CTs tem com a Itália, suas dificuldades entre a Itália e o Trento, quais as oportunidades criadas pelos círculos do RS e outros trentinos de um modo geral.

A Trentini nel  Mondo aproveitou a oportunidade e prestou homenagem a senhora Iracema Moser Cani, em reconhecimento aos 43 anos de trabalho em prol do movimento dos Círculos Trentinos no Brasil, fazendo a entrega do Certificado de Sócia Honorária desta Entidade.

Por fim, o Diretor Executivo da Trentini nel Mondo, senhor Francesco Bocchetti, fez a apresentação da associação explicando os pontos principais de suas atividades: o que é, seus objetivos, atividades, participações com os entes públicos, com os Círculos Trentinos do mundo, entre outros aspectos. Reforçando o ensino da língua italiana por todos os círculos e este sendo o canal de comunicação com toda a rede de círculos mundo afora, que hoje, somam um total de duzentos círculos e que todos devem fazer uso desta rede sempre que forem para um destes países, ou cidades que tem um círculo Trentino lá instalado.

Acreditamos que o encontro foi muito proveitoso e enriquecedor para troca de experiências, criar novas amizades e recarregar as baterias, por assim dizer e seguir em frente na divulgação da italianidade trentina fora da Itália.

 

Outras Notícias