Aconteceu no dia 29/06/19, junto ao Ponto de Cultura Casas das Etnias, evento de confraternização alusivo aos 26 anos de fundação do Circolo Trentino di Caxias do Sul.
Dentro de um espaço tipicamente ambientado, os convidados tiveram a oportunidade de desfrutar do maravilhoso jantar regado a um bom vinho e o prato típico trentino dos canederli, com três variações: de speak ao brodo, espinafre e alho poró ao molho de manteiga com variações. Para se chegar ao resultado de 28 kg de canederli, foram realizadas quatro oficinas de gastronomia.
Além da estrela principal do jantar, os convidados desfrutaram de uma variedade de saladas trentinas como insalatta de pisciacan, insalatta capricciosa de repolho, entre outras e sobremesa de torta de maçã.
Embora pouco conhecido, a idealização do jantar pelo grupo de gestão optando pelos canederlli, buscou no resgate da cultura trentina, uma oportunidade de reviver os momentos felizes da infância, de rememorar o aroma do convívio com nossos avós, como forma de marcar esse momento da história da entidade.
Também a oração de abertura “Ode aos Canederli” foi escrita especialmente para o evento, pela ex-presidente do Circolo Trentino di Caxias, poetisa e membro da Academia de Letras Caxiense, senhora Luci Barbijan, que juntamente com seu afilhado na Academia de Letras, Jorge Luiz Sartor Possamai, declamaram poemas autorais aos presentes.
Muitos foram os elogios recebidos. Mais uma vez parabéns para a Diretoria. Parabéns pela iniciativa, pela união no trabalho, pela dedicação e esmero que foram determinantes para o sucesso do jantar.
ODE AOS CANEDERLI (ORAÇÃO)
Hoje, Mãe Divina,
humildemente pedimos,
em nome de Jesus,
nunca falte canederli,
em nossa morada.
Seja abundante, também,
na mesa dos nossos amigos.
Que os canederli, de cada dia,
sacie a fome
dos que se dizem inimigos.
Pois de Deus Pai é a verdade
e o perdão concedido.
Livra-nos ó Pai
de todos os males.
E, através dos canederli,
nos dê o sustento
do corpo e da alma.
Por Jesus Cristo
Nosso Senhor. Amém.
(Lucí Barbijan, cadeira nº 22 da Academia Caxiense de Letras-RS)