Símbolos Importantes

SÍMBOLO DO CIRCOLO TRENTINO DI CAXIAS

O símbolo do Circolo Trentino foi criado da junção de outros dois. A intenção foi criar uma identidade que pudesse representar a nossa região, mas que também fizesse referência à região italiana do Trento Alto Adige. O símbolo para representar a nossa região nada melhor do que o Monumento ao Imigrante, que representa muito bem o imigrante italiano e todos os demais imigrantes, que adotaram o Brasil como pátria e além de representar todas etnias, hoje existentes em nosso território nacional. Este monumento, desde abril de 2015, se tornou o símbolo oficial que representa Caxias do Sul. Em homenagem aos 140 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. E o símbolo escolhido para representar o Trentino e a Associazione Trentina, na Itália, ao qual o Circolo está associado. Foi escolhida foi a águia negra de São Venceslau. Que na logomarca está localizada logo abaixo dos pés do  que da Itália partiram e aqui se instalaram.

A Águia de São Venceslau, que domina o brasão da Província Autônoma de Trento vem de longa data, da metade do Sec. XIII. Quando foi concedida ao príncipe bispo de Venceslau da Boemia, Trento. Em homenagem a memória de sua morte, o qual era venerado como santo e mártir. Foi em agosto de 1339 que o então rei Giovanni da Boemia, pede a Roma que o emblema de São Venceslau seja desenhado no escudo, a águia flamejante. Pois Venceslau pagou com a sua morte (935 dc), defendendo a causa da aproximação da igreja romana àquela região, no início do cristianismo.


OBJETIVOS DO CIRCOLO TRENTINO DI CAXIAS DO SUL

 

 a)       Representar a comunidade de trentinos e seus descendentes, residentes e domiciliados no município de Caxias do Sul, perante as Autoridades, Entidades Públicas e Privadas, pertencentes à Região doTRENTINO ALTO-ÁDIGE.

 b)      Promover, estimular, manter intercâmbio educacional, cultural, técnico-científico, comercial, industrial, social, empresarial em geral, artístico e filantrópico com as Províncias e Regiões da Itália, principalmente com o TRENTINO ALTO ADIGE e os TRIVENETOS.

 c)       Manter intercâmbios com os ‘CIRCOLOS TRENTINOS” existentes no Brasil e no Mundo, bem como com entidades culturais, científicas, sociais, comerciais e industriais italianas.

 d)      DIFUNDIR, manter e incentivar, por todos os meios a preservação do folclore, tradição, usos e costumes dos nossos antepassados trentinos que colonizaram a Região Nordeste dos Estado do Rio Grande do Sul, especialmente a língua de comunicação dos descendentes dos imigrantes trivênetos-lombardos, aqui sedimentada desenvolvendo o ensino e o cultivo do idioma italiano;

 e)      PRESERVAR o Patrimônio Histórico-Cultural da Colônia Tridentina existente no munícipio de Caxias do Sul, pela ampliação de Museus, Casas de Cultura, Arquivo Histórico, trabalhando em associação com entidades congêneres, cultivando o Ensino da Música, Corais, Filós, Cantorias, conservando e criando Monumentos, apoiando a edição e divulgação de obras literárias sobre a história e as origens dos imigrantes e seus descendentes.

 f)        ORGANIZAR, quando possível, viagens e visitas de pessoas interessadas à Região do Trentino Alto Ádige e demais regiões da Itália, individualmente, ou em conjunto com outras associações ou empresas.

 g)       DESENVOLVER, entre os associados, o espírito associativo de cordialidade, amizade, resgatando os valores históricos, culturais e afetivos, bem como a instalação de serviços de promoção social, a fim de atender os Associados.