140 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RS

Notícias do Circolo

140 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RS

O RS comemora 140 anos da imigração italiana

Nova Milano, na Serra gaúcha, é a localidade onde se instalaram os primeiros imigrantes italianos a chegarem ao Rio Grande do Sul, em 1875. Por essa razão, o distrito de Farroupilha foi escolhido para ser o palco da comemoração dos 140 anos da imigração italiana no Estado, nesta quarta-feira (20), na praça central.

A festividade começou na Igreja Matriz Santa Helena de Nova Milano, com missa celebrada em italiano pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni. Na sequência houve ato cívico, que contou com a presença da secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; do embaixador da Itália no Brasil, Raffaeli Trombetta; do cônsul-geral da Itália, Nicola Ochipinti; e do prefeito de Farroupilha, Clinton Gonçalves, entre outras autoridades. O Circolo Trentino di Caxias do Sul também se fez presente a este evento, através de representantes da sua diretoria.

Foram homenageados os primeiros imigrantes a chegarem na localidade - Tommaso Radaelli, Stefano Crippa e Luigi Sperafico -, bem como seus descendentes. Nicola Ochipinti ressaltou que a imigração italiana no RS tem características significativas e que os descendentes espalhados por todo o Estado são motivo de orgulho para o país de origem (Itália). Trombetta lembrou que, atualmente, são 30 milhões no Brasil e 3,5 milhões em território gaúcho.

O prefeito de Farroupilha fez uma homenagem às mulheres imigrantes, que até os dias de hoje tem como base os valores do trabalho, da religiosidade, da família e da inovação. Representando o governador José Ivo Sartori, a secretária de Políticas Sociais citou as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, que foram vencidas com persistência e fé na construção de um mundo melhor.

Maria Helena Sartori destacou que hoje os gaúchos têm muitos desafios pela frente, que, assim como fizeram os imigrantes, serão enfrentados com trabalho, força e com a mesma persistência. Lembrou que 20 de maio marca o Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul, data instituída pela Lei 11.595, de 2001, proposição do então deputado estadual José Ivo Sartori.

A comemoração se encerrou com típico almoço italiano da nossa região, no salão paroquial de Nova Milano.

Outras Notícias