1º ENCONTRO REGIONAL TRENTINO - MONTEVIDÉU

Notícias do Circolo

1º ENCONTRO REGIONAL TRENTINO - MONTEVIDÉU

URUGUAY, BRASIL E ARGENTINA E ASSOCIZIONE TRENTINA NEL MONDO (ITÁLIA) - DE 13 A 15 DE MAIO DE 2016

No período de 13 a 15 de maio de 2016, o Circulo Trentino di Caxias do Sul, participou do 1º Encontro da Regional Trentino realizado em Montevidéu com a participação dos países Uruguai, Argentina, Brasil e também o Paraguai com país convidado. Numa serie de três encontros que irão acontecer, sendo o próximo no Brasil em 2018 e o terceiro na Argentina em 2020.

Os participantes de Caxias do Sul representando o Circolo foram além do presidente João Felix Andreis, Neiva Chies, Maria Faé, Luci Barbijan, Ivo Sartor e Sirlei Bertollo. Integraram-se ao grupo a Coordenadora dos circolos do Rio Grande do Sul Elisete Bertollo e sua filha Caroline B. Alexandrino. Formando a comitiva brasileira juntamente com outros circolos gaúchos, como São Valentim do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Sananduva, Gramado, Tapejara e Porto Alegre.

O encontro teve como objetivo o estreitamento dos laços da Associazone Trentini Nel Mondo – ATM, Trento – Itália com os trentinos que vivem nestes países, acima já citados. Com os relatos das experiências de sucesso ou não e das dificuldades que cada entidade tem na manutenção de suas sedes, ou manter ou atrair novos associados jovens, para continuarem a preservação dos ensinamentos e costumes transmitidos pelos imigrantes de cada região.

 

O evento foi um sucesso, do início com a hospedagem, a recepção, as maravilhosas refeições oferecidas e os espetáculos apresentados. Como por exemplo: a música, o tango, o carnaval à moda uruguaia, os corais, passeios mesmo com o mau tempo, as guias, no seu final. Sem contar na oportunidade de praticar o idioma italiano e conhecer também o idioma espanhol e cultura local.  Enfim, uma experiência a ser repetida, quem sabe no próximo encontro no Brasil em 2018 e no terceiro na Argentina em 2020, ambos sem datas e locais definidos. 

Outras Notícias