VISITA DO DEPUTADO FABIO PORTA E DO CÔNSUL ITALIANO VALERIO CARUSO.
No dia 10 dezembro o Circolo Trentino di Caxias do Sul, representado pela presidente a Sra. Sirlei Bertollo e o coordenador dos círculos trentinos do RS, o Sr. João Andreis, recepcionou na sua sede duas pessoas de extrema importância na conservação e propagação da italianidade. O deputado italiano Fabio Porta e o Cônsul Italiano Valerio Caruso, do consulado italiano de Porto Alegre.
Na oportunidade o deputado Porta visitou as dependências do Ponto de Cultura Casa das Etnias – PCCE, da qual o Circolo faz parte. Porta participou de uma conversa informal com a diretoria do Circolo, juntamente, com alguns sócios e alunos de italiano. Ele falou de sua trajetória política de muitos anos, da importância da preservação da cultura italiana, da preservação do Talian, hoje língua. De sua luta pela reabertura da obtenção da cidadania italiana para os Trentinos, através da reformulação da lei 379/2000, que hoje não é permitida as descendentes Trentinos. Ele se colocou sendo a voz e o representante de todos os descendentes de italianos que residem no Brasil. Ele recebeu livros e materiais das mãos do Sr. João Tonus, escritor, representante e entusiasta do Talian.
O Cônsul Valerio Caruso em sua rápida visita, pode conhecer a realidade do Circolo de Caxias, a falta e a carência de um representante italiano mais próximo à entidade, mas que segundo ele, no período que ele estiver à frente do consulado de Porto Alegre, isso será resolvido. Já apontando algumas medidas práticas na questão da emissão e renovação do passaporte, reduzindo o tempo de espera, que não deverá ultrapassar os trinta dias. Outra medida que será a criação da semana dos Trentinos, me meados de 2023, para que o consulado, durante uma semana, faria atendimentos somente a estes descendentes, que já estão na fila de espera da obtenção da cidadania italiana a mais de 12 até 15 anos.
Após a recepção e um breve relato da história do Circolo, o Cônsul Caruso, o deputado Porta e alguns representantes se dirigiram até ao salão de festas do Comunidade do N. Sra. do Carmelo, para participarem do jantar promovido pela Associação Vêneta do Rio Grande do Sul – AVERGS. Onde houve também a apresentação de corais típicos da cultura italiana.